Dieta na constipação intestinal
A constipação intestinal acomete cerca de 20% da população mundial e constitui um dos sintomas mais frequentes de procura ao médico. É mais comum em mulheres e idosos e se encontra entre as doenças funcionais do intestino.
Sintomas: fezes endurecidas, esforço excessivo no ato evacuatório, evacuações infrequentes ou sensação de evacuação incompleta.
Tratamento: baseia-se em medidas comportamentais e dietéticas, além da terapêutica medicamentosa. Importante orientar o paciente quanto ao horário, obediência ao reflexo evacuatório, postura durante o ato evacuatório e a atividade física aeróbica que é capaz de estimular a motilidade intestinal e deve ser recomendada, sempre que possível.
Dieta: recomenda-se a ingestão de líquidos e fibras. As fibras (insolúveis e solúveis) estão presentes em especial nos cereais, frutas, legumes e vegetais. O equilíbrio delas, que devem ser ingeridas sem excessos, é muito importante.
Abaixo, estão listadas algumas dicas para prevenir e tratar a constipação intestinal:
- Pratique atividades físicas regularmente para fortalecer a musculatura abdominal e estimular o peristaltismo intestinal;
- Respeite o desejo evacuatório; crie o hábito de evacuar todos os dias no mesmo horário;
- Coma devagar, mantendo horários regulares das refeições e mastigue bem os alimentos; Aumente o consumo de frutas: as frutas são alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis. As solúveis aumentam o volume das fezes enquanto as insolúveis estimulam o peristaltismo intestinal, auxiliando na regularização do mesmo.
Procure consumir pelo menos duas frutas ao dia, preferencialmente com a casa, onde está concentrada a maior parte das fibras insolúveis;
- Consuma verduras e legumes diariamente: Eles são responsáveis por fornecer a maior parte das fibras de nossa dieta. Eles contém principalmente fibras insolúveis, que estimulam o peristaltismo intestinal, evitando ou melhorando a constipação intestinal.
Habitue-se a iniciar as principais refeições com verduras e legumes, preferencialmente crus.
- Inclua alimentos integrais na Dieta. Os alimentos integrais (pão, arroze macarrão integrais, farelo de trigo, aveia, linhaça, granola, dentre tantos
outros) são menos processados do que as suas versões refinadas e, portanto, mantém uma maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais nos alimentos.
“O importante papel das dietas para a saúde digestiva”. Fonte: Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG