Gastrostomia e Endoscópica Percutânea
A Gastrostomia Endoscópica Percutânea (PEG, sigla do inglês) é um procedimento no qual uma sonda flexível de alimentação é passada ao estômago através da parede do abdome. A gastrostomia permite que nutrição, fluidos e medicamentos sejam colocados diretamente no estômago, sem passar pela boca e esôfago.
Como a PEG é realizada?
É criada uma pequena abertura através da pele do abdome superior para o interior do estômago com o auxílio da endoscopia. Através desta abertura, a sonda é inserida e fixada. O procedimento é habitualmente realizado sob sedação e anestesia local, sob cobertura antibiótica para minimizar riscos de infecção. O paciente pode ir para casa no dia do procedimento ou no dia seguinte. A alimentação normalmente pode ser iniciada poucas horas após o procedimento.
Quem pode se beneficiar de uma PEG?
Pacientes que apresentam dificuldade para engolir, infecções respiratórias frequentes por aspiração ou incapacidade de se nutrir adequadamente pela boca podem ter indicação de instalação de uma gastrostomia, especialmente se é previsto que tais problemas não se resolverão em curto prazo.
Vai realizar este exame? Veja o preparo em Exames e Procedimentos, neste site.