Hepatites A, B e C. Conhecer para prevenir
Conhecida como ‘Hepatite infecciosa’, a Hepatite A é causada pelo vírus VHA e sua transmissão é feita pelo contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados. Em 2016, 93 casos de Hepatite A foram notificados em Minas Gerais. Ela pode ser prevenida pela vacina contra o vírus A. Entretanto, a melhor prevenção dessa doença está na melhoria das condições de vida, do saneamento básico e das medidas educacionais de higiene.
Já a Hepatite B é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST). Em 2016, 1.288 pessoas foram contaminadas em Minas Gerais, com o vírus HBV, causador da Hepatite B. Ela pode ser transmitida por relação sexual desprotegida ou via sanguínea (seringas, lâminas de barbear, alicates de unha e transfusão de sangue contaminado).
Outra forma de transmissão pode acontecer de mãe para filho, em que a mãe é portadora do vírus B e o transmite para a criança durante a gestação ou parto. Não há evidências de que o aleitamento materno aumente o risco de transmissão da hepatite B da mãe para o bebê.
A amamentação não está contraindicada em mães portadoras da doença, desde que a criança receba a vacina e a imunoglobulina, preferencialmente, nas primeiras 12 horas de vida.
A hepatite C é causada pelo vírus HCV. Em 2016, 1.728 pessoas foram contaminadas pelo vírus em Minas Gerais. Sua transmissão ocorre por meio de transfusão de sangue, via sexual, compartilhamento de objetos de higiene pessoal, alicates de unha, além de outros objetos que perfuram ou cortam. Como não existe vacina contra a doença, a melhor forma de evitar é usando preservativos e não compartilhando seringas e objetos perfurantes.
A melhor forma de evitar as Hepatites – seja A, B ou C, é pelo conhecimento e prevenção.