Intestino preso em crianças
O intestino preso ou constipação intestinal é muito comum entre as crianças e pode ocorrer em qualquer idade, sendo que 50% dos casos acontecem no primeiro ano de vida.
Caracterizado pela dificuldade de evacuar, fezes endurecidas, às vezes em bolinhas (cíbalos) ou mais grossas que podem até entupir o vaso, o intestino preso causa desconforto e dor e, muitas vezes, faz com que a criança segure as fezes e interrompa a evacuação, provocando mais retenção no intestino.
Um dos fatores é que a criança geralmente tem pouca ingestão de água e, em determinadas faixas etárias, resiste às verduras, legumes e frutas. Além disso, erros alimentares são freqüentes e contribuem para o endurecimento das fezes.
Na maioria das vezes, as orientações alimentares e mudanças de hábitos de vida são suficientes para a melhora do funcionamento do intestino. Apenas em alguns casos há a necessidade de uso de laxantes. As crianças que não usam mais fralda devem ser estimuladas a sentar ao vaso, sendo importante proporcionar a elas um ambiente seguro e tranquilo.
A constipação pode causar estresse e inclusive ter repercussões emocionais para a criança e sua família. Portanto, os pais devem ficar atentos e procurar atendimento sempre que necessário.
No IGEP sua família tem atendimento gastropediátrico especializado.
#IGEP