Pancreatite, inflamação do pâncreas
O pâncreas, além de produzir insulina e lançá-la na corrente sanguínea, secreta várias enzimas que atuam na digestão e as envia para o intestino. Porém, quando essas enzimas se acumulam no pâncreas, acarretam sérias consequências, como a pancreatite, processo inflamatório que pode ser agudo ou crônico e ter variadas causas, mas o consumo de álcool está diretamente associado à maioria dos casos.
Os primeiros sintomas da doença costumam ser dor abdominal, vômitos e distensão abdominal. Essa inflamação no órgão vital, que é o pâncreas, pode melhorar sem deixar sequelas ou evoluir para casos mais graves e lesar os pulmões, o coração e os rins.
Na pancreatite aguda a dor abdominal é intensa, quase sempre de início abrupto, na região superior do abdome, que se irradia em faixa para as costas. É uma das dores mais forte que alguém pode sentir. Náuseas, vômitos e icterícia podem ocorrer.
A pancreatite crônica costuma apresentar, além da dor, diarreia e diabetes, porque o pâncreas vai perdendo suas funções. A dor aparece na fase aguda da doença.
Diagnóstico
Exame clínico e levantamento do histórico do paciente, principalmente no que se refere ao uso de álcool, são importantes para o diagnóstico da pancreatite. Sua confirmação, porém, depende dos resultados dos exames de sangue e de imagem abdominal.
Tratamento
A pancreatite requer internação hospitalar, porque o doente deve ficar em jejum e receber hidratação na veia. Como não existe nenhum medicamento capaz de desinflamar o pâncreas, é preciso ficar em repouso alimentar até que a inflamação regrida, o que acontece em 80% dos casos. Os outros 20% evoluem para uma forma grave da doença, com lesão de órgãos, como pulmões e fígado, além do pâncreas. Nos casos mais graves o tratamento cirúrgico pode ser necessário.
Dicas:
- Não exagere na bebida. Qualquer que seja o volume ingerido, álcool é sempre uma substância tóxica, especialmente prejudicial para o pâncreas;
- Se você tem pancreatite crônica não beba nem uma gota de álcool para não agravar o quadro e evitar a progressão da doença;
- Início precoce do tratamento é fundamental para a cura ou controle da pancreatite.
Referência: https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/pancreatites/