RETOSSIGMOIDOSCOPIA

A Retossigmoidoscopia é utilizada para o diagnóstico das doenças que acometem a porção final do intestino grosso: auxiliar no diagnóstico de sangramento retal, sensação de puxo retal, perda de muco ou pus pelo ânus, alteração de ritmo intestinal, obstipação crônica, e ainda tumores da porção distal do intestino grosso.

Como é feito?

É um exame endoscópico realizado com um tubo flexível, em regime ambulatorial, geralmente com sedação, com o qual o médico examina os dois últimos segmentos do intestino grosso (reto e sigmoide) onde se localizam a maioria dos tumores malignos do intestino grosso.

O exame consiste na introdução pelo ânus do aparelho retossigmoidoscópio rígido ou flexível, com aplicação de um anestésico local, para visualizar os segmentos intestinais, reto e colón sigmoide. O procedimento é incômodo, porém, indolor. Tem a duração de aproximadamente 10 minutos.

Preparo

Para a realização do exame é necessário fazer lavagem intestinal na residência do paciente,  com fleet enema (phosfoenema®), sendo um (1) frasco 4 horas antes, e outro 2 horas antes do procedimento. É necessário fazer jejum de alimentos de, no mínimo, 08 horas.

Dica

Chegue ao IGEP com quinze minutos de antecedência para os procedimentos habituais de recepção e encaminhamento. Comparecer ao exame com acompanhante maior de idade (o acompanhante deverá permanecer na clínica durante todo o procedimento).