Vai fazer colonoscopia? Fique por dentro desse procedimento
A colonoscopia é um exame de imagem que permite explorar e visualizar o cólon (intestino grosso). O procedimento é realizado com o auxílio do colonoscópio, aparelho dotado de uma sonda de fibra ótica, que é introduzida pelo ânus e conduzida até o intestino.
O paciente que passa pela colonoscopia precisa estar levemente sedado e seu cólon deve estar limpo de fezes e resíduos alimentares, o que exige um preparo prévio que inclui uma dieta nas 24 horas que antecedem o exame, bem como o uso de laxativos, conforme orientação médica. Se o regime sem resíduos não for seguido à risca pelo paciente, o cólon pode não ficar suficientemente limpo e o exame deve ser remarcado para outro dia.
A colonoscopia é muito importante na prevenção do câncer intestinal, pois é capaz de remover pólipos, estancar pequenos sangramentos e retirar amostras de lesões suspeitas, para realizar biópsia.
Para que o colonoscopista possa visualizar a mucosa intestinal sem interferências, é preciso fazer uma limpeza do cólon com dieta líquida, pobre em fibras e gorduras, de um a três dias antes da realização do exame, dependendo do caso. Durante o preparo deve-se evitar leite, refrigerantes, bebidas alcoólicas e quaisquer líquidos com coloração avermelhada.
A colonoscopia
Com o paciente confortavelmente sedado, o médico introduz o colonoscópio pelo ânus. O aparelho injeta ar para insuflar as alças intestinais e abrir passagem. Assim, observa minuciosamente o reto e o cólon, até alcançar o final do intestino delgado.
Caso encontre pólipos ou lesões suspeitas pelo caminho, o médico faz a retirada dos mesmos com o endoscópio e destina o material para biópsia. Em geral, o procedimento dura entre 20 minutos e uma hora. Já o efeito da sedação pode gerar sonolência durante até 8 horas após o exame. Assim, o paciente não deve dirigir automóveis, trabalhar ou operar máquinas, mesmo em casa, para evitar acidentes. E só deve deixar o hospital ou clínica com um acompanhante.
O paciente deve entrar em contato com o médico, caso tenha os seguintes sintomas depois do exame:
- Dor abdominal intensa, não sendo cólicas causadas pelos gases;
- Distensão do abdome;
- Vômitos;
- Febre;
- Sangramento persistente ou em grande volume nas fezes.
A colonoscopia é um exame simples mas fundamental, pois pode ajudar a prevenir o câncer intestinal, assim como diagnosticá-lo logo em seu início, aumentando as chances de cura.
Referências: http://www.sbcp.org.br, http://www.colorretal.com.br/colonoscopia