Câncer Colorretal – Prevenção
O câncer de intestino é um dos poucos tipos de tumor que podem ser prevenidos, já que a maioria tem origem no pólipo. Removendo-se antecipadamente o pólipo, conseguimos fazer com que ele não se transforme em câncer. A remoção ocorre com exames periódicos de colonoscopia.
Entre os hábitos que podem influenciar no surgimento da doença estão obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em carne vermelha e alimentos processados.
Entre os bons hábitos que devem ser seguidos a fim de prevenir o câncer de intestino estão: ingerir diariamente fibras (25 a 30g), frutas e verduras (2,5 xícaras) e peixes de duas a três vezes por semana; evitar a ingestão exagerada de álcool, alimentos gordurosos, carne vermelha e embutidos; praticar atividade física regularmente e não fumar.
Sintomas e rastreamento
Os sintomas do câncer colorretal na maioria das vezes surgem em estágio mais avançado da doença e consistem em mudança repentina e persistente dos hábitos intestinais, como diarreia, constipação e fezes com sangue e escuras, além de dor abdominal, anemia, fraqueza e perda de peso.
A recomendação atual da Sociedade Brasileira de Coloproctologia é que pessoas sem histórico de câncer colorretal na família procurem o coloproctologista a partir dos 45 anos. Se houver casos na família, esse acompanhamento deve ter início 10 anos antes da idade do diagnóstico familiar.
Diagnóstico
Entre os exames que podem apontar problemas no intestino está a colonoscopia, realizada pela introdução de um tubo flexível acoplado a uma câmera para examinar o intestino por dentro. Caso seja encontrado algum pólipo, ele pode ser removido por meio desse exame.
Fonte: Sociedade Brasileira de Proctologia