Probióticos
A Organização Mundial da Saúde define Probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”. A palavra PRObiótico deriva do grego e significa “pró-vida”.
Para garantir o equilíbrio da flora intestinal, os probióticos controlam o crescimento e a proliferação das bactérias patogênicas, produzindo substâncias capazes de matar esses micro-organismos e de estimular o sistema imunológico local, além de aderir à mucosa ou revestimento interno do intestino, competindo com os micro-organismos nocivos e inibindo sua fixação local.
São, portanto, bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, e fortalecendo o sistema imunológico.
O consumo de probióticos deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Para saber como e quando fazer uso destes organismos para que possam exercer sua função de forma adequada, consulte um médico especialista de sua confiança.